Endodontia

A Endodontia, é  a area da medicina dentária que se dedica ao estudo e tratamento da patologia da polpa dentária e dos tecidos peri-radiculares. Uma endondotia vulgarmente conhecida como desvitalizaçao, é um tratamento conservador, realizado quando a polpa se encontra inflamada ou sem vitalidade.

Cárie Dentária

Endodontia – Desvitalização Dentária

Cada dente possui um sistema de vasos sanguíneos e nervos, conhecido como polpa dentária. Esta polpa dentária encontra-se no interior do dente, estendendo-se a cada uma das raízes através dos canais radiculares. Se a polpa dentária se encontrar infectada por bactérias,  os tecidos nela existentes (vasos sanguíneos e nervos)  “morrem”. Pode ainda formar-se um abcesso que pode  invadir tecidos vizinhos, causando dor e inchaço. Assim, torna-se necessário remover a polpa dentária, eliminar as bactérias e desinfectar os canais, que serão devidamente selados.

Endodontia – Dor de Dentes

Normalmente uma desvitalização é feita em duas ou três sessões. Depois do dente ser desvitalizado deverá ser recuperado através de uma coroa, ou de qualquer outra restauração que permita adquirir a função perdida.