Higiene Oral

A Higiene Oral é uma especialidade fundamental na Medicina Dentária. Responsável pelo diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais, é também determinante na manutenção dos tratamentos efetuados nas outras especialidades.

Para além do rastreio da cárie, doenças das gengivas ou outras, nesta consulta é também realizada a remoção do tártaro e da placa bacteriana através de uma Destartarização e Profilaxia.

Para além da destartarização, um dos principais objetivos das consultas de Higiene Oral consiste na educação e promoção de bons hábitos de higiene oral. Manter os cuidados de higiene oral recomendados pelo Higienista Oral permite eliminar eficazmente os resíduos de alimentos que se vão acumulando nos dentes e nas gengivas. Estes cuidados visam uma ótima limpeza dentária através de uma correta escovagem (pelo menos duas vezes ao dia), da utilização de fio dentário e/ou da utilização de elixires.

As visitas ao Higienista Oral devem ser regulares, no mínimo de seis em seis meses, para garantir sempre um sorriso duradouro.

As idas regulares a consultas de Higiene Oral são fundamentais para manter a saúde oral e a integridade dos tratamentos efectuados. Todos os procedimentos preventivos e terapêuticos realizados durante estas consultas contribuem para a longevidade destes tratamentos.

Destartarização

A destartarização consiste na remoção de placa bacteriana e tártaro das superfícies dentárias através da utilização de um aparelho de ultrassons, tendo como objetivo a realização de uma limpeza dentária que permita a eliminação dos fatores responsáveis pela maioria dos problemas orais.

Aplicação de Flúor

Procedimento utilizado para prevenção de cáries e redução da sensibilidade dentária, no qual é aplicado nas superfícies dos dentes um gel com uma concentração elevada de flúor. Este mineral atua sobre o esmalte dentário, remineralizando-o e fortalecendo a sua estrutura.

Aplicação de Selantes

Tratamento não invasivo para prevenção de cáries, no qual é aplicada uma resina fluída nas superfícies mastigatórias dos dentes, a qual endurece após a fotopolimerização (incidência de uma luz azul led), formando uma superfície mais lisa e fácil de higienizar.