Odontopediatria

A Odontopediatria é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica à saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

Esta especialidade actua na promoção de vários problemas orais, pois existe um acompanhamento desde muito cedo do desenvolvimento da primeira dentição “dentes de leite”, sendo este essencial para garantir as correctas funções fonéticas e de mastigação.

O odontopediatra tem uma importância fundamental no atendimento da criança, pois esta necessita de uma atenção especial e cuidada, para que a visita ao dentista não se torne numa tortura. É fundamental que o odontopediatra tenha a capacidade de controlar a ansiedade e o medo da criança, proporcionando um ambiente agradavel e familiar.

O objetivo de um tratamento precoce deve ser o estabelecimento das condições normais para um óptimo crescimento e desenvolvimento dentário da criança, além de obter uma atitude positiva não só da criança mas também dos pais para com a prevenção e manutenção da saúde oral.

Os tratamentos nas crianças são diferenciados e em várias etapas, é importante ensiná-los assim como aos pais sobre a higiene oral e usar medidas preventivas: os selantes de fissura e as aplicações tópicas de flúor.