SERVIÇOS

PRIMEIRA VEZ / DIAGNÓSTICO

Esta consulta  é fundamental  para podermos criar um plano de tratamento e orçamento adequado às expectativas dos nossos pacientes. 

De 6 em 6 meses deverá marcar a sua consulta de rotina para que possamos fazer o seu “check-up” e garantir o tratamento e nao evolução  de patologias orais como a carie dentária ou doença periodontal.

HIGIENE ORAL

A consulta de higiene oral tem como objetivo orientar o paciente para melhores práticas de higiene oral de forma a prevenir o aparecimento de lesões de caries e doença periodontal.

Nesta consulta é feita uma monitorização apertada da presença de lesões de carie através de pequenas radiografias, remoção do tártaro e pigmento dentário, polimento dos dentes com uma pasta apropriada e aplicação tópica de flúor para fortalecimento dentário.

A regularidade desta consulta é programada e adaptada dependendo das necessidades de cada paciente e dos tratamentos que têm a efetuar , sendo que nesta consulta 

BRANQUEAMENTO

O branqueamento dentário trata-se de um tratamento estético, que torna os dentes mais brancos sem os danificar e pode ser feito em casa através da utilização de goteiras adaptadas a cada paciente ou em consultório.

Este tratamento deverá ser feito apenas a partir dos 18 anos de idade e poderá ser feito em qualquer pessoa com um bom estado de saúde oral. Pacientes que apresentem lesões de cárie, desgaste, sensibilidade dentária e outros problemas poderão necessitar de tratamentos prévios, daí a importância do branqueamento dentário ser realizado numa clínica dentária por um médico dentista.

Este tratamento não deve ser efetuado em mulheres grávidas. 

ODONTOPEDIATRIA

A consulta de odontopediatria abrange desde grávidas, bebés, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais e tem como objetivo a promoção e manutenção da saúde oral das crianças até à idade adulta.

Esta consulta é fundamental para a criança ganhar, desde cedo, confiança no dentista para que o possa fazer, sem medo de uma forma regular até a idade adulta. 

ORTODONTIA

A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária relacionada com o estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento dos dentes e maxilares tratando-se de uma especialidade que abrange desde as crianças, aos adolescentes e aos adultos.

O mal posicionamento dos dentes e maxilares pode ter um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas seja a nível estético, capacidade mastigatória, fala, aumento do risco da cárie e problemas no osso e gengiva que suportam os dentes. Como tal todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de Ortodontia após a erupção dos primeiros dentes definitivos de forma a poder ser avaliada precocemente a necessidade ou não de tratamento e desta forma prevenir a instalação de problemas, mais difíceis de tratar em idades mais avançadas.

A procura de tratamento ortodôntico tem sido cada vez maior também em pacientes adultos pela possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida seja desde a utilização dos aparelhos ortodônticos convencionais à tecnologia mais avançada com alinhadores dentários. 

ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

A OFM é a especialidade da Medicina Dentária que trata desequilíbrios a nível ósseo, muscular e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e também de problemas da articulação temporomandibular.

Atua através da utilização de aparelhos ortopédicos removíveis a nível da prevenção, interceção e tratamento das alterações a nível de forma e função do sistema mastigatório em crianças, adolescentes e adultos. 

ENDODONTIA / DESVITALIZAÇÃO

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida ao tratamento da parte interna do dente (polpa – nervos e vasos sanguíneos).

O tratamento endodôntico ou mais commumente conhecido como “desvitalização dentária” consiste na remoção da polpa inflamada ou com infeção dos canais radiculares, desinfeção e obturação dos mesmos com um material especifico. Os problemas relacionados com a polpa traduzem-se por dor ao frio ou ao quente, dor ao toque ou mastigação, dor espontânea e presença de abcesso ou fístula. A endodontia permite salvar dentes naturais que de outra forma seriam extraídos. 

PROTODONDIA (próteses removíveis / próteses sobre implantes)

A Prostodontia é a àrea da medicina dentária responsável pela substituição de dentes perdidos, restituindo a função e estética através de próteses dentárias fixas ou removíveis, sobre dentes ou sobre implantes. 

IMPLANTOLOGIA

Os implantes dentários visam substituir os dentes perdidos de forma fixa. Trata-se de um procedimento efetuado geralmente em duas ou três etapas.

Na primeira etapa é colocado o implante propriamente dito, sendo esta etapa uma etapa relativamente rápida e indolor. Na segunda etapa é colocada ou não, dependendo dos casos, uma coroa provisória, e por fim passados 4 a 6 meses é colocada a coroa cerâmica definitiva.Trata-se do melhor tratamento para substituir dentes perdidos 

PERIODONTOLOGIA

A Periodontologia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com a prevenção, diagnóstico e tratamento das estruturas que suportam os dentes, como o osso e a gengiva.

A acumulação de placa bacteriana e tártaro no sulco dentário provoca uma inflamação nas gengivas que se não for controlada evolui para um problema mais grave e complexo, a periodontite, com a consequente perda irreversível de osso de suporte dos dentes, que começam a abanar e acabam mesmo por cair.